Digo (digo mesmo)



digocr arroba gmail.com

quinta-feira, agosto 27, 2009

10 Mandamentos e 10 Preocupações


Ler Os 10 Mandamentos do contista perfeito inspirou sê-lo de uma hora pra outra, e o dia matado por saúde deu margem pra tentar, até pela suspeita da doença serem contadas 10 preocupações atuais na minha vida. Ler um ótimo Bukowski, já ter escrito boas crônias e ter um blog esperando esbanjaram estopins pra começar.


Mandamento I. Crê num mestre como na própria divindade.


Nunca fui de ler, mas o Bukowski deve servir. Fiquei boquiaberto talvez literalmente quando ele descreveu uma situação horrorosa de trabalho pesado, esforço e cansaço num matadouro, e o que ele imaginou de coisas maravilhosas nessa hora foi "pensei em óperas de Wagner, em cerveja gelada, na buceta provocante sentada num sofá à minha frente, com as pernas dela cruzadas e eu segurando o copo de bebida na mão e, aos poucos e com firmeza, falando e abrindo caminho para penetrar na mentalidade insensível daquele corpo." Também quero escrever! Mas nunca teria coragem de escrever isso.


Preocupação 1. Programar 1 mês de férias na Europa pra daqui a três semanas


Mandem-me à merda por dizer que isso é um problema. Depois que a passagem tá comprada, parece que tu já foi e já voltou, e não mudou nada na tua vida. "Ganhei o Nobel. E quê?" (Saramago). Procrastinei o planejamento entre os países por meses, e agora encontrei preços grandes e vagas pequenas, mas de maneiras peculiares isso tem tido um lado bom. Só que é uma tarefa a mais no dia-a-dia: escolher cias aéreas, de trem, albergues, programas, e refazer o roteiro toda a hora. A infinidade de países naquele continente abre uma indecisão que exige bater um martelo mais decidido do que o meu costuma ser.


Mandamento II. Crê que tua arte é um cume inalcançável. Não sonha dominá-la.


Ótimo! Se me apego muito, não termino. É assim com projeto mecânico, com cartão de aniversário, com quadros, com músicas, com mensagem de celular, com programação de viagem pra Europa. Te puxa e toca ficha logo. Em um trabalho de projeto de produto na faculdade citei DaVinci: "Arte nunca está pronta, só abandonada".


Preocupação 2. Tratamento da Gagueira e organização de atividades relativas


Têm me tratado como super-herói muita gente que gagueja. Venho tendo sucesso no meu tratamento com métodos que eu mesmo desenvolvi, opinei pra rádios, TVs e jornal semana passada sobre uma lei relativa a gagueira, criei um grupo de apoio para ajudar outros em Porto Alegre, faço exercícios de fala por Skype seguido, vou nas sessões toda a semana e participo de quatro listas de discussão na internet. Quanto mais me envolvo, mais melhoro, e esta foi justamente uma motivação importante pra tanto envolvimento. Opção minha.


Mandamento III. Resiste à imitação, mas imita se o impulso for muito forte.


Sempre preferi não fazer do que imitar. Será que alguém já deixou de ir trabalhar por estar com uma dor de cabeça forte que Neosaldina não resolve desde o dia anterior, e aí leu um conto de um livro que ganhou há anos e resolvou escrever também porque leu sobre escrita no dia anterior? Acho que não, mas isso de citar item por item e comentar abaixo deve ser muito batido. Azar. É o que a casa oferece.


[Começo a espirrar. Coloca pelo menos um moletom, Einstein.]


Preocupação 3. Trabalho


Fazer tarefas longas sem prazo pra terminar nunca será saudável pra mim. Eu adoro a sensação de ter pressão, e aí render muito e matar a pau. Gostaria de desempenhar assim mesmo quando ninguém me cobra, mas não dá. "As tarefas se alongam por todo o prazo que lhes é dado". Ou mais. A crise mundial fez baixar o serviço e fez as pessoas buscarem tarefas inéditas para si, o que faz descobrir talentos ocultos mas dificulta o controle dessas novas atividades. Sei de quem teve tanta pressão no trabalho que parou o carro pra vomitar. Se não estiver com Gripe A nem nada, acho que isso somou, sim.


O Mandamento IV é muito difícil de seguir: "Nutre uma fé cega no ardor com que desejas o triunfo". Pô, não é pra tanto! Quero dar uma escrevidinha aqui, de canto, bem na manha, pra matar a saudade. "Ardor ao triunfo" vou anotar pra minha vida profissional ou qualquer outra área importante. Aliás, recortei esses mandamentos da Zero Hora justamente pra levá-los a outros pontos da minha vida.


A Preocupação 4 são mulheres: as demais, que não quero mais e me procuram, e as de menos, que não encontrei ainda e cada fim de semana que passa eu vejo desperdiçado. Eu tenho, sim, planos pra resolver isso: posso resolver as que sobram de duas maneiras: desenvolvendo uma frieza de não dar bola, me convencendo que a aproximação simplesmente pelo sexo já valeu a pena pra elas também, ou então indo sempre direto nas que eu vou querer seguir depois. E isso me leva justamente às que faltam. E pra isso eu já me convenci que tenho que procurar nos lugares certos. Não dá pra economizar em noite. Eu acho que mulher sensacional tá em lugar sensacional. Elas se valorizam muito mais. É pra lá que eu tenho que ir.


Mandamento V. Não começa a escrever sem saber aonde vais.

Me fodi.

Preocupação 5. Voltar a fazer exercício como eu tinha engrenado tão bem antes de me machucar.

Sempre pra amanhã.

Mandamento VI. "Se queres dizer 'desde o rio soprava um vento frio' não há na língua dos homens mais palavras para expressar isso".
Que alívo! Então as melhores palavras são as que vêm na hora! Mas peraí, não é isso que faz o Chico Buarque. O cara se tranca no porão e lapida meticulosamente cada milímetro. O que eu faço é tentar ser sintético. Já fui elogiado por conseguir dizer muito num pequeno panfleto no Centro Acadêmico, anunciando a tomada das Catacumbas. Na frase de abertura desse texto posso ter até exagerado, porque uma professora de Literatura dizia que a primeira sentença era crucial.


Preocupação 6. Jogar Travian


Nunca na minha vida me imaginei jogando joguinho desse tipo na internet. Mas uma vez jogava xadrez no Yahoo Games - isso sim é legal - e cliquei nesse banner. Que erro na minha vida. O jogo é muito viciante. Tu tem uma vila medieval, vai construindo os prédios e soldados, e faz alianças e briga com jogadores do mundo inteiro. Eu me divirto e até aprendo sobre relacionamento entre pessoas, mas o poder que isso tem de matar tempo útil é superior ao de uma televisão. As ações no jogo demoram horas pra acontecer, então pra ir bem tu tem que checar o dia inteiro. Tomare que dê pau no servidor deles, ou que eu morra logo no jogo, pra me livrar disso.


Do VIIº ao IXº Mandamento, nunca tinha pensado. São geniais como todos esses que o Horácio Quiroga listou. Segundo a matéria ele é muito cancheiro, então também vou acreditar:


VII-Não adjetiva sem necessidade, pois serão inúteis as rendas coloridas num substantivo débil. Se disser o que é preciso, o substantivo, sozinho, terá uma cor incomparável. Mas é preciso achá-lo.

VIII-Toma teus personagens pela mão, e leva-os firmemente até o final, sem atentar senão para o caminho que traçaste. Não te distrai vendo o que eles não podem ver ou o que não lhes importa.

IX-Não escreve sob o império da emoção. Deixa-a morrer, depois a revive.

Eu vou correr porque já tô perdendo o interesse por isso aqui. Eu tenho essa tendência de me hiperfocar numa coisa inesperada e investir muita energia nela, e de repente passar. Vou pelo menos terminar de enumerar.

P7-Morar com os meus pais ainda.
P8-Recaída no aprendizado de como acordar de manhã.
P9-Banda.

Mandamento X. Ao escrever, não pensa em teus amigos nem na impressão que tua história causará. Conta como se teu relato não tivesse interesse senão para o pequeno mundo de teus personagens e como se tu fosses um deles, pois somente assim obtém-se a vida num conto.

Quem me dera. Tô muito, mas MUITO longe de atingir esse nível de abstração. Me prendo totalmente ao público. Eu encerrei as atividades desse blog aqui justamente quando deu pau nos Comments, e aí perdeu o sentido pra mim escrever. Eu pensei nesse mandamento do início ao fim desse texto, mas não adianta: fui sintético por medo de perderem interesse em palavras demais, não dei mais detalhes sobre as mulheres com medo que elas e outras lessem, fui encurtando a dissertação de cada item pra prender a atenção, fiquei imaginando pra quem e como eu ia divulgar o texto no final... Tudo errado, segundo Quiroga.

Que droga.

Sobre a 10ª Preocupação, não tem. Na verdade eram umas 11, mas juntei três num item só e agora no fim faltou uma. Podia ser essa própria dor de cabeça, porque já passou um dia inteiro e ainda tá essa merda me incomodando. Podia ser a falta de um desfecho pro texto. Eu me irrito com contos que terminam de forma superficial, com a idéia de que a leitura em si no meio já tem que ter valido a pena. Todo leitor espera um final legal, que dê pra saber que é o fim sem virar a página confirmando que depois começa outra coisa. Hmm....

Mandamento XI. Fodam-se!

3 Comentários:

Postar um comentário

<< Página inicial